Suíça país neutro

Está por todas as manchetes dos jornais suíços: o povo suíço votou e as minaretes estão proibidas de serem construídas por aqui. Minaretes são aquelas torres de mesquitas, onde os muçulmanos se juntam para rezar e etc. Pra te falar a verdade, eu não sou de seguir política, normas, regras e coisas desse tipo, sou da área dos números e da lógica. Mas como estou tentando me integrar num novo país o qual eu não estou familiarizada, preciso fazer o mínimo de esforço pra acompanhar e entender pelo menos as principais notícias. E esta é uma que de fato chamou minha atenção.

Todos sabemos que a Suíça é um país neutro, que não se envolveu na segunda guerra, que se manteve intacta no meio de um mundo pegando fogo, e por isso tem uma imagem de ser estável e imparcial. Aí aparece uma notícia dessas e tudo começa a ser questionado: por que a Suíça barrou a construção de mesquitas? Não é um país neutro? Por que barrar o desenvolvimento da cultura islâmica em seu território?

Bem, ser neutro não significa ser bobo. Aqui se fala quatro idiomas, tem vários estrangeiros, o povo se mistura, todo mundo troca de um idioma pro outro com facilidade e em uma hora você está em outro país. Verdade. Mas não é verdade dizer que o povo suíço não tem identidade, ou que é um povo neutro, indeterminado. Eles podem ser frios, indiferentes, mas essas são características de sua personalidade. A variedade de aspectos que eles podem abranger é vasta, mas tem limite e este é, sim, bem definido.

Banir a construção de minaretes é a voz da Suíça dizendo que quer permanecer como está. A Suíça é um país cristão, os muçulmanos são uma religião muito distinta e intolerante, não convém misturar, não necessita, não precisa de tanto pra abrir as portas pra cultura do lado de lá. Não se sabe o quanto isso poderia impactar nas tradições européias, o povo temeu, o resultado tá aí. A Suíça se mantém neutra.

Marcadores: ,