Lourdes

Eu contei aqui o porque de ir a Lourdes. Então, depois de 4 dias em Paris, pegamos o TGV bem cedinho e viajamos 6 horas até Lourdes, chegando lá no início da tarde. Fazia frio e chovia um pouco. Sem surpresas com o hotel como aconteceu em Paris, o hotel que reservei para ficar lá era muito bom e bem na frente da estação de trem.



















Lourdes fica no sudoeste da França, na região dos Pireneus, já perto da Espanha. Por causa das aparições da Virgem Maria à Bernadette Soubirous em 1858, a cidade hoje é um dos destinos católicos mais populares do mundo.


































O Santuário de Lourdes hoje é um dos maiores centros de peregrinação do mundo católico, assim como Fátima, em Portugal, e a Basílica de São Pedro, em Roma.







































































Eu fiquei muito impressionada com a quantidade de enfermos em cadeiras de roda em filas gigantes para chegar perto da gruta onde Nossa Senhora apareceu. Fiquei emocionada em ver pessoas, grupos de excursão vindos de toda parte expressando sua fé, pagando promessas e conhecendo um pouco mais dessa história tão interessante.
























































Nossa Senhora apareceu à Bernadette 18 vezes nesse mesmo lugar onde essa imagem aí da foto foi posta. A gruta de onde passou a sair a água sagrada e curadoura que Nossa Senhora mandou Bernadette cavar é hoje onde o santuário foi construído, e a água sai de torneiras canalizadas onde as pessoas podem encher suas garrafas, vidrinhos, beber ou tomar um banho fazendo sua prece com muita fé.

































Fiquei impressionada também como o comércio tomou conta da cidade. A cidade vive pra história da aparição, então é um exagero de lojas explorando e vendendo tudo quanto é buginganga de Bernadette e Nossa Senhora. No mais, a cidade é pequena e agradável.
















Marcadores: , ,