Montpellier

A última parada da nossa viagem pela França foi em Montpellier.


No sul da França, com uma arquietura que mistura antigo e moderno, menos de 300 mil habitantes e com clima de festa, Montpellier fechou com chave de ouro nossa sensacional viagem pela França.


Não é um dos destinos mais populares de turistas, a cidade é pequena, e a Praça da Comédia é o principal ponto de encontro da cidade. Onde ficam os principais bares, restaurantes, cafés e creperias, festivais, apresentações de rua, protestos. Tudo acontece nesta praça!


Pergunte a meu avô o que ele achou de Montpellier... não sei se ele encontra palavras pra descrever o sentimento que construímos ali por aquela atmosfera. Tão agradável, tão tranquilo, tão legal, tão legal! Tudo parecia estar funcionando perfeitamente, as pessoas pareciam tão tranquilas. Não tinha aquela pressa de cidade grande. Pra você ter uma idéia, quando chegamos na estação principal de trem, a rua pela qual eu tinha planejado nos meus cálculos de andar até o hotel estava fechada pra reforma. Então me perdi, não tinha preparado uma rota alternativa. Resolvi então ir de taxi. Quando estávamos chegando ao ponto de taxi, do nada resolvi perguntar a uma mulher que varria a rua, onde ficava a rua do nosso hotel, e ela muito simpática dizendo que não precisávamos de taxi, que já era logo ali, e apontava pro final da rua, falando em francês, que eu devia virar a esquerda e andar 200 metros, não sei o que. Sei que fiquei com medo de não estar entendendo direito a informação porque ela falava em francês, não me senti segura suficiente pra sair andando seguindo as direções dela. Ora, ela não aceitou, largou a vassoura e disse então que ia com a gente andando até lá pra mostrar como era perto! E foi! Realmente era bem perto! Isso nunca aconteceria em Paris, por exemplo. Alguém deixar de fazer o que tava fazendo (mesmo que fosse varrer a rua e ela precisasse de um break), e andar comigo até o final da rua pra me mostrar onde fica o hotel que estou procurando? Foi a cereja do bolo. Ficamos encantados por Montpellier.



Esse clima de descontração, boa vontade e alegria tomou conta da gente. Deixamos as coisas no hotel, (que de novo, não tinha nada a ver com o de Paris e ainda era melhor que o de Lourdes), e fomos andar pela cidade, pois só ficaríamos um dia lá.



Agradou e muito!
Meu avô gostou tanto que dizia "a gente não pode passar uma semana aqui não?" ahahahahaha...

Marcadores: , , ,