Regras são regras, nem sempre são justas

Já fiz alguns posts falando das vantagens de se trabalhar num ambiente multicultural. Como tudo na vida, tem suas vantagens, mas há também pontos que é preciso ter cabeça, jogo de cintura e paciência pra levar. Beleza.

Aí apareceu uma notícia que me deixou muito animada, que foi a do sistema de exames de proficiência de idiomas da ONU que podemos usufruir. Uma vez por ano, nas agências especializadas da ONU, acontece este exame e quem trabalha em alguma delas pode se candidatar a por seu conhecimento de algum idioma oficial da ONU a prova e, se passar, ter alguns benefícios com isso. É uma coisa cheia de regras, exageros de segredo com o modelo da prova, dura horas, redação, entrevista gravada enviada num cd para correção na sede em Nova York, um montão de coisa. Beleza também.

Aí li as regras e pensei em me candidatar ao teste de Inglês. Então o responsável pela organização quis uma reunião comigo para "esclarecer" as regras. Beleza.

Long story short: não posso usufruir ainda do benefício. O que acontece é que o idioma oficial da agência que trabalho é o Francês, e meu conhecimento de Francês é muito de iniciante, ainda estou engatinhando no A2. Como minha língua materna é o Português, para usufruir deste benefício, não posso "pular" o Francês e passar logo pro Inglês. Ou seja, precisaria antes fazer o teste do Francês, e aí sim o de Inglês, pra poder ter as vantagens, mas até lá... tem o Francês...

É injusto porque um inglês ou um americano que trabalha comigo só precisa saber Francês e pronto. E um francês só precisa saber Inglês e pronto. Eu como sou brasileira, sou obrigada a saber Francês antes de qualquer coisa pra depois poder tentar o exame em Inglês e/ou qualquer outro idioma oficial da ONU que eu queira me candidatar. É injusto não só comigo mas qualquer um outro que não seja inglês, americano ou francês, como meu colega espanhol que teve que ser aprovado, ops quer dizer, que foi aprovado nos dois testes.

Paciência. Quem sabe próximo ano eu já esteja melhor no Francês...

Marcadores: , ,